7 dicas para se concentrar na hora dos estudos.

Olá meninas, tudo bem? Bom, as férias estão acabando, as aulas voltando e ai lá vem aquela chata rotina de sempre.Vou falar pra vocês que eu até que estou um pouco empolgada para as aulas começarem.Eu até gosto de estudar, o que eu não gosto é acordar cedo para poder ir para aula -HAHA-Mas fazer o que né meninas. Então, para quem não sabe, eu estou indo para o 2ºano do Ensino Médio, e eu resolvi buscar na internet algumas dicas para me ajudar na hora dos estudos em casa.
Eu sou muito distraída e qualquer coisa tira a minha atenção,e outra princesas, eu só consigo aprender escrevendo.Sei que pode ser um pouco cansativo, mas é o único jeito que eu consigo.
Mas enfim, eu andei buscando pela internet as dicas, e encontrei algumas  do site Guia do Estudante e resolvi compartilhar com vocês as que eu mais gostei. Então vamos dá uma olhadinha?

 Não se contente em ler: escreva!

Segundo o professor e autor de livros com dicas para estudos Pierluigi Piazzi, é importante estudar escrevendo, e não só lendo. "Quem só lê perde a concentração. Quem escreve consegue entender o assunto e mantê-lo na mente", explica ele.

Como saber o que vale colocar no papel 
Faça resumos, fichamentos e esquemas da matéria. Mas nada de ficar copiando todo o conteúdo dos livros. Para saber o que vale escrever, faça de conta que você está preparando uma cola para uma prova. Por ter pouco espaço e pouco tempo para consulta-la, é preciso ser conciso, mas ao mesmo tempo abordar os pontos principais. É disso que você precisa quando for estudar.

Revise a matéria que aprendeu em aula no mesmo dia
Além de evitar acumular matérias, estudar o conteúdo visto em sala de aula no mesmo dia fará com que seu cérebro entenda que aquilo é importante e o memorize.

Use as aulas para entender as matérias e tirar dúvidas
Um erro comum, segundo o professor Pierluigi, é fazer dois cursinhos para ter um maior numero de aulas - o que realmente vai fazer diferença no vestibular é o momento em que você estuda sozinho, não o número de aulas que pegou. Mas isso não significa que vale cabular ou dormir nas aulas: elas são importantes para entender a matéria e tirar dúvidas. 
Desligue todos os aparelhos eletrônicos. 
Na hora de estudar, nada de deixar o celular por perto avisando você de cada notificação no Facebook. E nem caia na tentação de abrir o Facebook só por "dois minutinhos". Esses dois minutinhos sempre se estendem e acabam com toda a sua concentração. Reserve um tempinho do seu dia só para as redes sociais e faça isso virar rotina para que se acostume a checá-la apenas nesse tempo específico.

Estude em um local organizado e tranquilo
O resto da sua casa até pode ser uma bagunça, mas o local onde você costuma estudar precisa estar sempre organizado e silencioso. Ter muitas coisas espalhadas pode atrapalhar a sua concentração e há o risco de perder tempo procurando coisas que sumiram na bagunça.

Respeite seu tempo
Se você é mais produtivo de manhã, deixe para estudar as matérias mais difíceis nesse período. Quando sentir que a concentração não está rolando de jeito nenhum, faça uma pequena parada e depois volte. Manter intervalos regulares é fundamental - e a frequência vai depender do seu ritmo.


Bom meninas, essas foram as dicas que eu mais gostei e espero que vocês tenham gostado também. Em breve farei um post mostrando para vocês o meu material escolar, eu particularmente ADORO ver esses tipos de post, então se você tiver feito um post ou vídeo sobre os seus materiais escolares, deixem o link aqui nos comentários que eu vou adorar ver. É isso meninas, aproveitem bem as dicas e até mais.



22 comentários:

  1. Sou igualzinha você! Não consigo estudar lendo, eu preciso escrever! As vezes chego a fazer resumo do resumo, rs.
    Adorei as dicas e me identifiquei com muitas delas, bom saber que não faço coisas erradas.
    Adorei o post, acho que pode ajudar muita gente.

    http://depoisdeumlivro.blogspot.com.br/
    espero a sua visita (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou linda,fico feliz :D Achei lindo o seu blog, segui viu?
      Beijos e volte sempre :)

      Excluir
  2. Super verdade! Sempre acabo me desconcentrando na hora da leitura, mas na hora de escrever presto bastante atenção porque estou escrevendo então tenho as coisas em mente. Ah, odeio acumular matérias, eca HAHA.

    Beijos,
    diariodasquatro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também odeio acumular matéria, sempre fico perdida D:
      Beijos.

      Excluir
  3. Oii Ju Adorei as dicas vão me ajudar muito neste ano hahah'
    Tem post novo lá no blog, visita lá ta
    http://blogthalitasantos.blogspot.com.br/2014/01/playlist-da-semana.html
    Beijos linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou linda, fico feliz em ter ajudado! Vamos colocar em prática hein? Haha. Vou visitar lá, um super beijo.

      Excluir
  4. ooi princesa amei as diquinhas você parece ser bem estudiosa ne ?
    amei o post da uma passadinha la sz
    beijos
    http://lollimundodeprincesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha eu tento sabe? Que bom que gostou e pode deixar que eu irei dá uma passadinha sim!
      Beijos :D

      Excluir
  5. Amei as dicas, sou muito desconcentrada haha vai me ajudar bastante.

    http://worldofgirl-official.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Flor, a TAG 11 coisas sobre mim está pronta ! Conto com sua participação ! Obrigada viu !

    http://garotaurbana.com.br/posts/49/tag-11-coisas-sobre-mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amor me desculpa, mas eu já havia respondido essa tag :c . Beijão!

      Excluir
  7. Dicas valiosíssimas, estava mesmo precisando e vou coloca-las em prática já.
    Beijos, Chuchu!

    cerejices.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então somos duas hein?! Assim que as minhas aulas começarem, também irei colocar em prática.Assim no final do ano iremos ficar livre da recuperação hein? haha. Beijão!

      Excluir
  8. Oie!! ótmas dicas, até hoje eu tenho um pouco de dificuldade em parar todos os dias para revisar o que aprendi durante as aulas... hehe . Adorei o blog!
    Te fiz uma convite lá no meu blog para participar de uma tag: http://confetesaovento.blogspot.com.br/2014/01/respondendo-tag-conhecendo-blogueira.html. Espero que goste! um beijão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou linda,fico feliz! Oh meu amor, desculpa, mas eu já havia respondido essa tag :c, mas fico muito feliz por vocêr me indicado! Um big beijo.

      Excluir
  9. oie!! tudo bem?? AMEI!!! muito legal! ja estou mais preparada para o inicio das aulas!
    link do meu material escolar! ---> http://www.youtube.com/watch?v=AzR96vm6Uqc&hd=1
    Blog! ---> blogdaniellycosta.blogspot.com
    um big beijo, e ate logo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie linda, tudo ótimo! Vou dá uma olhadinha lá viu? beijão

      Excluir
  10. Eu já não estudo desde os 16anos. Hoje tenho 27anos e faço montes de bordados de ponto de cruz,faço para vender e adoro aquilo que faço,mas as tuas dicas para jovens estudantes são excelentes!! Desejo-te boas aulas e bons estudos!! Espero que o teu mês de janeiro termine da melhor forma possivel. Muitos beijinhos,fica com deus e até breve!! http://musiquinhasdajoaninha.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente são ótimas dicas!Obrigada pelo carinho e fique com Deus!
      Beijos <3

      Excluir
  11. Ai sou ingualzinha a voce nao consigo estuda lendo tenho que escrever ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não consigo aprender de outro jeito D: , beijão

      Excluir